quarta-feira, 13 de maio de 2009

Ato contra Lugo reúne 3.000 no Paraguai

Ativistas pediram ao presidente que cumpra promessas eleitorais.
Escândalo de paternidada abalou popularidade do ex-bispo.

Cerca de 3.000 paraguaios de várias organizações sociais marcharam nesta terça-feira (12) no centro de Assunção para exigir que o presidente socialista Fernando Lugo cumpra suas promessas eleitorais.
A polícia estimou que cerca de 3 mil pessoas participaram da manifestação que reuniu grupos de sem-teto, professores, aposentados, entre outras categorias, reivindicando mudanças nas políticas sociais conduzidas pelo ex-bispo católico.

Foto: Reuters

Manifestante gesticula durante ato contra o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, nesta terça-feira (12) em Assunção. (Foto: Reuters)


"Nós nos manifestamos porque não há resposta a nossas reivindicações, como é o costume deste governo. A marcha é inevitável porque é a única ferramenta que temos", disse o líder sem-teto Blas Vera.

A mobilização transcorreu sem grandes incidentes, em meio a uma grande operação policial envolvendo mais de 2 mil homens. Muitos estabelecimentos do centro comercial de Assunção fecharam as portas temendo desordens.

Entre o soar de tambores e apitos e portando bandeiras paraguaias, os manifestantes pediam a renúncia do titular da Secretaria de Ação Social, o ex-padre Pablino Cáceres, muito próximo do mandatário.

O protesto ocorreu dias depois da explosão de uma bomba na sede do Poder Judiciário e de dezenas de ameaças de bomba em órgãos estatais, que colocaram em alerta os órgãos de segurança e despertaram o medo entre a população.

Lugo viu cair sua popularidade após um escândalo deflagrado há algumas semanas, quando reconheceu a paternidade de uma criança de dois anos , fruto da relação com uma jovem quando ainda era bispo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário