quarta-feira, 13 de maio de 2009

Grécia impede Google de capturar novas imagens para serviço Street View

Autoridades querem explicações sobre finalidade das fotos.
Lançado há 2 anos, serviço já foi criticado por invasão de privacidade.

Ruas da Grécia não poderão mais ser fotografadas pelo Google Street View (Foto: Reprodução)

As autoridades da Grécia informaram que o Google está proibido de capturar mais imagens das ruas do país para seu serviço Street View.

A agência de proteção de informações do país exigiu que a empresa norte-americana de busca forneça "informações adicionais" sobre a finalidade das imagens e revele por quanto tempo pretende armazenar as fotos.

O comunicado das autoridades ainda acrescenta que o Google deve esclarecer às pessoas que possam vir a ser fotografadas quais são seus direitos.

Pelo mesmo motivo, o órgão de proteção de dados também suspendeu a atividade de um serviço semelhante da empresa grega Kapou, que mostrava ruas das cidades de Athenas, Thessaloniki e Larissa.


O Google Street View, lançado nos Estados Unidos há dois anos, é uma ferramenta do sistema de mapas do Google que oferece uma visão em 360 graus de determinados lugares, utilizando fotos capturadas no dia-a-dia.


A ferramenta levantou discussões sobre invasão de privacidade, em casos que envolveram supostos crimes e traição. Em resposta, o Google passou a distorcer o rosto das pessoas fotografadas para evitar que elas sejam identificadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário