sexta-feira, 20 de março de 2009

Obama dirige mensagem histórica ao Ir

O presidente norte-americano Barack Obama tomou a iniciativa histórica de se dirigir directamente aos líderes iranianos, propondo que superassem quase trinta anos de conflito, numa mensagem difundida, durante a madrugada, por ocasião do novo ano iraniano. Veja o vídeo

"Nesta época de novos começos, quero falar claramente aos líderes iranianos", disse o presidente dos Estados Unidos, numa mensagem de vídeo dirigida tanto ao regime islâmico como ao povo iraniano por ocasião da grande festa de Norouz, celebrada este ano a 20 de Março.

"A minha administração está disposta a praticar uma diplomacia que trata a totalidade dos problemas que temos perante nós e a procurar estabelecer relações construtivas entre os Estados Unidos, o Irão e a comunidade internacional. Este processo não progredirá pela ameaça. Procuramos pelo contrário um diálogo honesto e fundado no respeito mútuo", disse Obama, numa mensagem legendada em farsi.

Obama oferece assim aos líderes iranianos "um futuro onde as antigas dissensões sejam superadas, onde vocês e todos os vossos vizinhos e o Mundo em geral vivam em maior segurança e paz".

O chefe de Estado norte-americano referiu, contudo, aos líderes iranianos que estes têm "uma escolha" a fazer.

"Os Estados Unidos querem que a República Islâmica do Irão assuma o lugar que lhe pertence na comunidade das nações", mas "não se pode obter este lugar pelo terrorismo nem pelas armas", sublinhou.

Estas palavras são uma referência implícita ao apoio que os Estados Unidos acusam o regime iraniano de dar aos grupos terroristas, e ao seu programa nuclear, que suspeitam ter fins militares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário