domingo, 7 de novembro de 2010

Policiais e ativistas entram em choque por 'trem radioativo'

A polícia alemã e manifestantes antinucleares se enfrentaram violentamente neste domingo (7) no norte da Alemanha por causa da passagem de um trem com resíduos radioativos vindo da França.

A polícia usou cacetetes e gases lacrimogêneos contra cerca de 250 pessoas que tentavam retirar partes dos trilhos pelo qual deve passar o trem perto de Metzingen, a 30 km de seu destino final, o centro de armazenamento de Gorleben.

Ativistas anti-nucleares e policiais se enfrentam em Leitstade, norte da Alemanha, após tentativa de bloquear trilhos por onde deve passar o tremAtivistas anti-nucleares e policiais se enfrentam em Leitstade, norte da Alemanha, após tentativa de bloquear trilhos por onde deve passar o trem (Foto: Jens Meyer / AP)

Em resposta, os militantes atacaram os policiais com bengalas, informou um porta-voz da polícia, Markus Scharf.

Os resíduos processados pelo grupo francês Areva partiram da França na sexta-feira e devem percorrer 600 km sob vigilância de 16.000 policiais alemães para chegar ao depósito, em Gorleben, na noite deste domingo.

Um comentário:

  1. Eu tiro o chapéu pra esses europeus. Como são politizados e contestadores. Bem que o brasileiro podia copiar um pouquinho.

    ResponderExcluir