sábado, 9 de maio de 2009

Polícia dos EUA prende 'celebridade' dos trotes na internet

Jovem recebia dinheiro para fazer falsas ameaças a escolas.
Ele ganhou fama na web passando trotes; mãe achava engraçado.

Um jovem de 16 anos da Carolina do Norte, nos EUA, foi detido por supostamente ter passado um trote de ameaça de bomba para a Purdue University, em Indiana, no dia 15 de fevereiro. Ele teria passado esse e outros trotes similares depois de se tornar uma celebridade virtual com as brincadeiras, muitas vezes consideradas de mau gosto.

Um comunicado divulgado pelo Departamento de Justiça informa que o FBI e o departamento de polícia da Purdue University conduziram uma investigação intensiva, que resultou na detenção. O jovem já participou de três audiências e aguarda em um centro de detenção juvenil de Indiana a próxima, que será realizada ainda em maio. Ele é acusado de divulgar falsa informação sobre uma tentativa de matar, machucar ou intimidar indivíduos.


O site da revista “Wired” entrevistou Annette Lundeby, mãe do acusado. “Eu ouvi alguns dos trotes dele. Eram realmente engraçados. Ele ligava para lugares como o WalMart”, disse a mulher. A mãe confirmou que seu filho era conhecido na internet como “Tyrone”, que ganhou fama no fórum 4chan, considerado o 'ground zero' da cultura inútil da internet.

Usando um software de conferência via voz sobre IP, até 300 pessoas podiam ouvir os trotes de Tyrone” em tempo real. Alguns deles, divulga a “Wired”, estão disponíveis neste canal do YouTube.

Um antigo fã de “Tyrone” decidiu colaborar com a polícia depois que seu ídolo começou a passar trotes mais sérios, anunciando ameaça de bombas em escolas. Essa mudança aconteceu quando o “Tyrone” percebeu que poderia lucrar com o dinheiro de estudantes que não queriam ir para a aula, fazendo as escolas fecharem no dia das ameaças.

“Essas pessoas pagavam cerca de US$ 5 e davam o número de telefone para ele. Passou dos limites”, afirmou o universitário Jason Bennett, 19.

Annette admitiu que seu filho recebia doações pelos trotes, mas negou que ele tivesse feito qualquer ameaça de bomba. Ela alega que o jovem estava com ela, voltando da igreja, na hora em que a ligação foi feita para a Purdue University, em fevereiro.

Gravações

Bennett não ouviu em tempo real a ligação supostamente feita para a universidade, mas a escutou depois e decidiu que aquilo já era o bastante. Ele contatou a polícia da universidade e começou a ajudar as autoridades na busca por “Tyrone”. No dia 5 de março, o jovem fez ligações parecidas para cinco escolas nos EUA, que foram gravadas por seu ex-fã.

“Esse é um alerta para todos os funcionários, estudantes e qualquer outra pessoa que possa estar na escola amanhã, às 11h. Há 12 bombas espalhadas pelo campus, em armários escolhidos a esmo. Também há mais duas no banheiro e uma na sala de ginástica. Vocês têm exatamente uma hora após as 11h para encontrá-las e desarmá-las. Isso é tudo o que tenho a dizer”, dizia “Tyrone” em uma mensagem deixada na secretária eletrônica do colégio Mill Valley, em Shawnee (Kansas).

Bennett passou as ligações para a polícia, que avisaram as escolas sobre o trote e foram até a casa de Annette – no local, eles detiveram seu filho, que não teve o nome divulgado, e apreenderam computadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário