quarta-feira, 6 de maio de 2009

Britânica de 12 anos sofre agressão virtual após contrair gripe suína

Phoebe Wyburd recebeu mensagens on-line; uma falava em morte.
Irmãs da garota também podem estar doentes; família vive em Londres.


A britânica Phoebe Wyburd, 12, passou a receber diversas mensagens de texto via celular, telefonemas e também e-mails pouco amigáveis de seus colegas da escola depois de confirmado que a jovem contraiu a gripe A (H1N1), chamada de gripe suína. Segundo o jornal “Daily Mail”, a jovem também recebeu insultos ameaçadores na rede social Facebook, da qual faz parte. Uma das mensagens dizia que ela iria morrer.

Esse tipo de ação é identificado como bullying, um conjunto de comportamentos agressivos, intencionais e repetitivos que são adotados por um ou mais alunos contra outros colegas. Quando as agressões são realizadas via meios eletrônicos, como no caso de Phoebe, a prática ganha o nome de ciberbullying.

Phoebe está entre os diversos alunos de uma escola pública de Londres que suspeitaram da doença na semana passada. Depois da confirmação na segunda-feira (4), de que a jovem havia realmente contraído o vírus H1N1, ela passou a receber as mensagens. O mesmo aconteceu com suas três irmãs, que também podem estar doentes.

“Estou bem agora. Fiquei muito tempo na cama e quero voltar para a escola, porque estou com saudades dos meus amigos”, disse a garota que estuda na Alleyn's School, onde sete alunos estão com a gripe A.

Francis e Kate Wyburd, os pais da garota, estão furiosos com as agressões contra as filhas Ellie, 17, Sophie, 16, Maddy, 14, Phoebe, 12, e Mimi, 10. “A Phoebe se aborreceu com os primeiros textos. Depois que explicamos que ela não morreria, ficou bem”, disse Francis, 45. “Isso é ciberbullying. Ela conhece algumas das pessoas que enviaram as mensagens, mas outras são anônimas.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário