sábado, 28 de março de 2009

Presidente afegão elogia nova estratégia dos EUA para o país

Hamid Karzai disse que plano 'reflete as reivindicações do povo afegão'.
Barack Obama anunciou envio de mais 4.000 soldados ao país.

O presidente afegão, Hamid Karzai, aprovou neste sábado (28) a nova estratégia dos Estados Unidos para o país, pois, para ele, "reflete as reivindicações do povo afegão", e reconheceu que a luta contra o terrorismo é um problema que afeta toda a região.

"O Afeganistão dá as boas-vindas à nova estratégia dos EUA porque reflete as reivindicações do povo afegão", disse Karzai em entrevista coletiva concedida em Cabul.

Ele destacou que o plano anunciado na sexta-feira (27) pelo presidente americano, Barack Obama, com o envio de 4.000 soldados ao país, enfatiza o fortalecimento da segurança e das infraestruturas para os civis.

Foto: Reuters
O presidente afegão, Hamid Karzai, durante entrevista sobre a nova estratégia dos Estados Unidos para o país (Foto: Reuters)

Problema regional

Karzai disse ainda que a nova estratégia reconhece que a "guerra contra o terrorismo é um problema regional" e que estimula as conversas com os talibãs, algo que o Governo afegão buscava há tempos.

O presidente afegão acrescentou que, para que o plano tenha sucesso, alguns dos líderes da insurgência talibã que não têm vínculos com a rede terrorista internacional al-Qaeda deveriam ser retirados da lista de terroristas da ONU, mas não deu nomes.

O dirigente se limitou a explicar que esses talibãs, por medo da repressão das autoridades afegãs e das tropas internacionais, continuam nas fileiras da insurgência mesmo com vontade de cooperar com o Governo do país.

Novos ataques

Barack Obama disse nesta sexta que a rede terrorista da al-Qaeda está planejando novos ataques contra o território norte-americano. A declaração, citando relatórios das agências de inteligência do governo americano, foi feita na Casa Branca, durante o anúncio da nova estratégia americana para combater a al-Qaeda e o Talibã no Afeganistão -que foi elevado a prioridade da administração Obama na luta antiterror.

A estratégia inclui o envio de mais de 4.000 militares para treinar as tropas afegãs. Também serão mandados funcionários civis.

Um comandante do Talibã ironizou o plano, dizendo que o envio de 4.000 soldados adicionais não fará diferença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário