quinta-feira, 14 de maio de 2009

Sony anuncia 1º prejuízo anual em 14 anos

Perda líquida no ano fiscal 2008 foi de 761 milhões de euros.
Empresa também informou que deve fechar no vermelho no ano em curso.

A gigante japonesa de produtos eletrônicos Sony anunciou nesta quinta-feira (14) uma perda líquida no ano fiscal 2008 - que terminou em março - de 98,9 bilhões de ienes (761 milhões de euros), seu primeiro déficit em 14 anos. A empresa também informou que deve fechar no vermelho no ano em curso.

A queda das vendas de 12,9%, devido à combinação da crise econômica, o fortalecimento do iene e da menor demanda, arrastaram a gigante japonesa à maior perda operacional - por atividade ordinária - de toda sua história, de 227,78 bilhões de ienes (1,75 bilhão de euros).

A Sony prevê ainda números netgativos líquidos e operacionais para o atual ano fiscal, que termina em março de 2010.

Jogos e eletrônicos

No ano fiscal passado, a Sony sofreu uma queda nas vendas de suas principais áreas de negócio, especialmente em jogos, com 18%, e dispositivos eletrônicos, com 17%. Isso aconteceu porque alguns dos tradicionais sucessos da companhia, como o PlayStation e os aparelhos musicais e de TV tiveram de lidar com concorrentes mais bem posicionados.

A Sony, que depende muito do mercado externo, fechou o ano com vendas de 7,1 trilhões de ienes (54,62 bilhões de euros), e o único lucro registrado foi em seu selo musical, que não representa 10% das vendas.

A divisão de eletrônica, a mais importante da companhia, foi seriamente afetada pela queda da demanda no mundo todo, o que também prejudicou outras companhias japonesas do setor.

Para o atual ano fiscal, que se encerra em março de 2010, a Sony prevê um cenário ainda mais sombrio, com um prejuízo líquido de 120 bilhões de ienes (923 milhões de euros).

Nenhum comentário:

Postar um comentário