quarta-feira, 20 de maio de 2009

Número de casos da nova gripe sobe a 238 no Japão

Província de Shiga é a terceira a registrar pacientes com o vírus.
Maioria dos casos no país é recente e de contágio doméstico.

Shiga tornou-se nesta quarta-feira (20) a terceira província japonesa a registrar caso da nova gripe, depois de Osaka e Hyogo, informou a agência Kyodo.

O paciente é um estudante de 23 anos da Universidade Ritsumeikan, na cidade de Otsu. Ele esteve recentemente na cidade de Kobe, em Hyogo, onde ja há vários casos da doença registrados, a maioria deles entre estudantes.

O número de contaminados pela doença no país eleva-se a 238, e a maioria dos casos é de contágio interno -entre pacientes que não estiveram na América do Norte, foco da epidemia.

Foto: AFP
Mulher de quimono caminha ao lado de amiga com máscara proteto contra a gripe nesta quarta-feira (20) na cidade japonesa de Kyoto. (Foto: AFP)

Algumas autoridades sanitárias locais já começaram a elevar suas medidas de segurança para tentar deter a epidemia.

A rápida expansão da gripe suína no Japão, depois de o primeiro caso de contágio interno ter sido confirmado no sábado, forçou o fechamento de mais de quatro mil escolas, o que afeta mais de 1,4 milhão de estudantes.

Segundo os critérios da Organização Mundial da Saúde (OMS), agência da ONU que centraliza o combate à epidemia, o aumento do número de contágios domésticos, como o que ocorre no Japão, pode significar que a transmissão "em nível comunitário" já teria começado.

Isso poderia levar a OMS a aumentar o alerta pandêmico do atual nível 5 -de pandemia iminente- para o 6, que indicaria que a epidemia, iniciada no México, já tem alcance mundial.

Os quatro casos "importados" do Canadá foram os primeiros registrados no Japão. Os afetados são cidadãos japoneses - um professor do ensino médio de cerca de 40 anos e três alunos de aproximadamente 16 anos - da província de Osaka e tinham voltado de uma viagem de estudos em Oakville, no Canadá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário