terça-feira, 10 de março de 2015

EUA Descobre uma das maiores falhas de segurança de sempre na internet



Uns mil milhões de endereços eletrónicos terão sido roubados por três hackers – dois vietnamitas e um canadiano. O Departamento de Justiça norte-americano já considera este ataque um dos maiores de sempre e tem sob custódia dois dos criminosos.
Três hackers foram acusados de serem os responsáveis por uma falha de segurança nos Estados Unidos, que terá colocado em risco mil milhões de utilizadores e os seus e-mails pessoais. O ataque ocorreu entre fevereiro de 2009 e junho de 2012 provocando um número recorde de quebras nos sistemas de privacidade.
O Departamento de Justiça norte-americano indiciou dois vietnamitas e um canadiano como culpados, estando dois deles já presos pelas autoridades norte-americanas. Quoc Nguyen, de 28 anos, estava a viver na Holanda mas os EUA conseguiram a sua extradição e, já em solo norte-americano, considerou-se culpado. Já Giang Hoang Vu, de 25 anos, também residente na Holanda, ainda não foi encontrado.
Quanto ao canadiano David-Manuel Santos da Silva, de 33 anos, que devido ao seu nome poderá ter ascendência portuguesa, foi preso no aeroporto da Florida e aguarda julgamento em prisão. É acusado de lavagem de dinheiro através do negócio que geria, a empresa 21 Celcius. Não são conhecidas quais as empresas afetadas por este ataque informático, mas Nguyen é acusado de ter acedido a pelo menos oito serviços de e-mail diferentes, recolhendo informações privadas sobre milhões de utilizadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário